Serviços

ESTACA RAIZ

A solução em fundação que topa qualquer desafio.

Aplicada para qualquer tipo de solo e rocha, sobretudo em terrenos particularmente difíceis. É uma estaca moldada “in loco”, armada ao longo de todo o fuste e injetada com argamassa de cimento e areia. Executada através de perfuração rotativa e revestida em solo por meio de camisas metálicas, que garantem a estabilidade da perfuração. Absorve esforços de tração e compressão. Com uma alta capacidade de carga para estacas de pequeno diâmetro, pode ser executada com inclinações especiais. Tem mínima perturbação em terrenos circundantes. Possibilidade de execução em área reduzida e alturas limitadas. No trecho em rocha (matacões/rocha) é executada com perfuração roto-percussiva, interna aos tubos metálicos, com uso de martelo de fundo. Executada em vários diâmetros até 500 mm.

Aplicações:

  • Fundações em geral, pontes, viadutos, passarelas, edifícios, postes, torres metálicas;
  • Em terrenos considerados difíceis;
  • Fundações de máquinas e equipamentos sujeitos à vibração;
  • Execução de estacas justapostas para paredes de contenção;
  • Proteção para escavação de galerias de metrôs;
  • Solicitação de subpressão;
  • Reforços de fundações.

Para saber mais, assista o vídeo de execução deste serviço:

CRAVAÇÃO DE ESTACAS

2

Fundações com rapidez e qualidade, a experiência e conhecimento em engenharia da Brasecol podem garantir.

A cravação de estacas possui um baixo impacto ambiental, é de fácil execução e funciona como uma prova de carga, pois deve atingir as negas previstas em projeto.

As estacas pré-moldadas são produzidas em fábrica e possuem maiores controles de qualidade, comprovada por ensaios de laboratório.

Dependendo do tipo de terreno, nas fundações com estacas pré-moldadas, mesmo com a variação de profundidades, podemos ter os custos mais controlados, tendo em vista que, para outras soluções poderá ocorrer sobreconsumo de materiais.

Para as estacas pré-moldadas de concreto utiliza-se emendas metálicas, de encaixe ou soldadas, o que permite alcançar grandes profundidades e atingir a capacidade de suporte adequada à necessidade do projeto. No caso das estacas metálicas, as emendas são executadas somente com solda.

É muito utilizada para obras industriais e de infraestrutura.

Contenções

contencoes

Segurança e confiança para escavação e taludes.

Contenções são estruturas capazes de promover a estabilidade contra a ruptura de maciços e evitam o escorregamento proveniente do seu peso próprio e/ou sobrecargas. As contenções são estruturas indispensáveis para muitos projetos, e podem ser aplicadas em variadas obras.

Grampos: Elementos similares aos tirantes, ou seja são estruturas inseridas no interior do maciço a ser contido, mas não possuem trecho livre, não contemplando, assim, a protensão dos mesmos.

Concreto projetado: É um processo de aplicação de concreto sem a utilização de fôrmas. O procedimento consiste na aplicação contínua de concreto ou argamassa sob pressão, através do uso de compressor de ar.

Drenos DHP: Os drenos horizontais profundos são tubos de pequeno diâmetro inseridos ao longo de taludes, visando coletar águas infiltradas ou do próprio lençol freático, a fim de minimizar as pressões neutras do maciço.

Aplicações:

  • Rodovias;
  • Pontes;
  • Subsolo de edifícios em geral;
  • Barragens;
  • Usinas;
  • Túneis.
  • Encostas e taludes.

TIRANTES MONOBARRA E CORDOALHA

Segurança de escavações e contenções em áreas urbanas e em taludes de cortes de qualquer terreno.

Tirantes são elementos estruturais, lineares, compostos por cordoalhas ou monobarras de aço, que, ancorados a um maciço, transferem por tração os esforços da superfície para o interior do mesmo.

As peças são introduzidas no terreno por meio de perfuração e injeção de calda de cimento, formando bulbo de ancoragem no maciço.

Aplicações:

  • Contenções de taludes em solo ou rocha;
  • Sustentação de paredes para escavações profundas;
  • Ancoragem em lajes para combater a subpressão;
  • Fixação de estruturas especiais em solo ou rocha;
  • Muros de arrimo;
  • Escavações e taludes em geral.

SONDAGENS E OUTROS
ENSAIOS DE CAMPO

4

Com o serviço de sondagem, você poderá conhecer melhor o seu terreno antes de escolher o tipo de fundação e pode melhor dimensionar as mesmas.

A sondagem tem como objetivo a investigação e reconhecimento do subsolo, para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão como suporte para edificações, obras de arte, rodovias e todo tipo de construção, bem como dimensionar contenções e cortes em terrenos de qualquer natureza.

A sondagem SPT (Standart Penetration Test) é um tipo de sondagem à percussão pelo qual se determina o índice de resistência do solo e a sua classificação.

A sondagem Rotativa permite a classificação de materiais rochosos, com informações sobre sua qualidade e graus de alteração e fraturamento.

Além dos serviços de sondagem, os ensaios de percolação, permeabilidade e benchmark também são utilizados para investigação e classificação das características do solo.

Os estudos de sondagens são a base para a execução de bons projetos. É o primeiro passo na construção de uma obra segura e adequada.

Fale
Conosco

Top