Obras Executadas

Residencial Cityzen

Cliente: Macodesc

Serviço(s): Estaca Raiz


Quando fundaram a Macodesc em 1987, o engenheiro Paulo e sua esposa Stela buscavam inicialmente suprir um espaço regional existente no segmento da construção civil e comércio de material de construção. Pouco mais de duas décadas se passaram, no entanto, foram suficientes para consolidar a MACODESC como uma das mais respeitadas e sólidas empresas dentro do seu ramo de atuação.

A construtora sempre buscou sua expansão a outros mercados – já tendo executado obras no Rio Grande do Sul e em várias cidades do Estado de Santa Catarina – projetou e construiu diversas obras residenciais, comerciais, industriais, escolas, hospitais, presídios de segurança máxima, delegacias de polícia, entre várias outras.

Nas obras de incorporação e dentro da sua principal filosofia de trabalho – a inovação – a empresa procurou sempre um diferencial competitivo através de uma arquitetura moderna e arrojada, trazendo novas concepções construtivas para o mercado regional. Valorizou os ambientes de lazer e entretenimento – além do trivial salão de festas, incluiu piscina, sala de ginástica e cinema, priorizando o conforto, bem-estar e qualidade de vida de seus clientes.

A MACODESC, ao completar 29 anos, comprova uma história de sucesso e solidez fundamentada na confiança recíproca de seus clientes e na competência e dedicação de seus dirigentes e colaboradores.

Confirmando este sucesso, a MACODESC lançou no centro de São Miguel do Oeste/SC uma obra de referência para a cidade, o edifício Cityzen. Para a realização deste empreendimento, a MACODESC teve o desafio de buscar uma solução de fundação até então não utilizada na cidade. Devido às altas cargas atuantes na estrutura, a melhor solução de fundação encontrada para este edifício foi a estaca raiz.  Para isso, a construtora buscou uma empresa de referência no ramo, com qualidade e técnica para atender sua demanda. Encontrou a BRASECOL.

Após uma análise criteriosa da sondagem geológica do terreno e visitas ao local da obra, o setor técnico da BRASECOL, gerenciado pela Engª Keiti Biff Dal Pont, desenvolveu o projeto de fundações em estaca raiz, buscando além de segurança, o dimensionamento técnico-comercial mais viável para o cliente.

Para atender as expectativas da MACODESC, foi designada a equipe do operador Antônio Rohling, gerenciada pelo Sr. Michel Gaspodini. Utilizando uma perfuratriz de grande porte, marca Casagrande, modelo C7, a equipe executou 180 estacas com diâmetros de 250mm a 500mm em aproximadamente 50 dias trabalhados. Um mil e seiscentos metros de estacas raiz foram executadas com CONFIANÇA, TÉCNICA e INOVAÇÃO.

Como prova da parceria gerada entre MACODESC e BRASECOL, o Engenheiro Ismael Pasinato, responsável técnico pela execução da obra, relata: “Desde o início vimos que seria um grande desafio, pois estávamos tratando de cargas de quase “dois milhões de quilos” em um único pilar. Outro fator que nos levou a buscar a estaca raiz com a BRASECOL foi o prazo de execução, pois sabíamos que enfrentaríamos muita instabilidade climática durante a execução.”

Postado em 11 de fevereiro de 2016.

Top